Aluno responde

Dinâmica Interna da terra.


Já sabemos que a litosfera não é uma camada contínua, mas que é composta por um conjunto de Placas que como um quebra cabeças forma os continentes e o fundo dos oceanos.
Essas placas se movimentam deslocando-se constantemente e lentamente. Sendo assim precisamos saber o que acontece quando, durante esses movimentos as placas tectônicas se chocam, se afastam ou resvalam uma na outra.


Para compreender essa movimentação, vamos prestar atenção no que dizem nossos Colaboradores dessa postagem.


1 - O que acontece quando há o encontro de placas tectônicas? (Movimento Convergente)


"Primeiro precisamos saber que convergente é a colisão entre duas placas tectônicas; que pode ocorrer entre duas placas oceânicas ou entre uma placa continental e uma oceânica.
Ao ocorrer essa colisão, a placa menos densa (Oceânica) "mergulha" sob a placa mais densa e funde-se ao manto. Esse processo é chamado de Subducção. O Surgimento de montanhas é provocado pela grande pressão do choque que é causado. E além isso, nos locais próximos ao ocorrido podem acontecer terremotos e  o surgimento de ilhas e Vulcões."
Um exemplo é a o que ocorre no encontro da placa Sul americana e a Placa que Nazca que formaram a Cordilheira dos Andes.


Resposta de: Ingrid Sousa Costa, estudante 1º ano D do Ensino Médio no Instituto de Educação Euclides Dantas IEED.


Esse vídeo mostra o processo de subducção que ocorre quando uma placa oceânica e uma continental se chocam.


2 - O que ocorre quando há o afastamento de duas placas Tectânicas? (Movimento Divergente)

"Também é chamado de cristas em expansão ou margens construtivas porque esses limites estão send criados na costa terrestre a partir do magma do manto que aflora por causa do afastamento das placas." 
Nos limites divergentes, duas placas (afastam-se uma da outra sendo o espaço produzido por este afastamento preenchido com novo material de origem magmática que forma as Dorsais oceânicas, verdadeiras cadeias de montanhas no fundo do mar. Esse movimento pode ocorrer tanto em placas continentais quanto em placas oceânicas. Um exemplo são as placas Africana e Sul americana que estão se afastando. Isso ocasiona a expansão do fundo do oceano e consequentemente da crosta terrestre. 


Resposta de: Lucio Flavio Sousa Rios, estudante 1º ano D do Ensino Médio no Instituto de Educação Euclides Dantas IEED + Fragmento de texto didático de (BRITO, LEBRÃO, NOGUEIRA e SILVA, 2011).

Movimento Divergente: Expansão do fundo oceânico e afastamento das Placas Sul americana e Africana. 


3 - O que acontece quando há Uma Placa desliza ao lado da outra? (Movimento paralelo)


"Quando duas placas se encontram e deslizam uma ao lado da outra, ocorre um movimento chamado de Conservativo. Esse fenômeno, ao contrário do convergente, não provoca dobramentos na crosta terrestre, mas sim metamorfismo, terremotos e surgimento de falhas. As falhas ocorrem por consequência do movimento que essas placas fazem."
A Falha de San Andreas na Califórnia - EUA é um exemplo
Exemplo visual do movimento paralelo entre placas tectônicas do Pacífico e a Norte americana.

Resposta de: Tiago dos Santos, estudante 1º ano D do Ensino Médio no Instituto de Educação Euclides Dantas IEED.

Essas foram algumas respostas de uma atividade proposta em sala de aula.
Quem tiver algo a acrescentar pode dizer nos comentários.


Queridos alunos. Obrigada pela participação.
Bjus